Decisão? Que difícil! Vivemos num mundo com tantas incertezas, não é mesmo? Realmente, se pararmos…
Qual é o lugar que você ocupa?
Este post é para você, mulher! Clique no link para ver a questão que levantei sobre este tema. instories-3786E8C4-E1BB-4245-A74E-5D4673B453AE
Hoje é o último dia de março, o mês que costuma ser dedicado às mulheres. Será que em algum momento deste mês você parou para pensar um pouco em si mesma?
Não temos o costume de refletir a respeito do lugar que ocupamos na família, mas é algo necessário. Quando abordo este tema nas oficinas que desenvolvo e falo que precisamos nos colocar como prioridade, é quase unânime escutar a seguinte frase:
“Não me coloco em primeiro lugar porque acho que é egoísmo!”
Isso é o que as mulheres aprendiam ou ainda aprendem, fruto de uma sociedade “machista”: o papel da mulher é servir, principalmente quando forma a própria família; é dedicação total à casa, aos filhos, ao marido. Aos poucos vejo uma mudança nas novas gerações, mas ela ainda é lenta.
A minha contribuição com as palestras e oficinas que venho realizando, é ajudar a mudar esta visão distorcida de que se colocar em primeiro lugar é egoísmo. A mulher, para conseguir dar conta de tantas tarefas, precisa e merece estar bem. Ao praticar o autocuidado, não significa que só pensará em si – isso sim é egoísmo.
A mensagem é: “Preciso estar bem para conseguir lidar de maneira mais leve com todos os compromissos que me cercam”.
Nós, mulheres, temos que ter esta frase na ponta da língua: Sou a pessoa mais importante da minha vida!
E fazer a nossa parte, claro.
Se você não concorda com tudo isso ou acha que tem dificuldade de praticar o amor-próprio, vamos conversar.
Um abraço,
Lu Nagao
This Post Has 0 Comments